Guarulhos registra queda de 94,6% nos novos casos de dengue

0
56

A cidade de Guarulhos registrou uma queda expressiva de 94,67% nos casos de dengue em aproximadamente dois meses. Em 20 de abril, foram registrados 1,5 mil casos positivos da doença, enquanto na última quarta-feira (12), esse número caiu para apenas 80.

 

Todos os serviços de saúde da cidade estão preparados para atender casos suspeitos e confirmados de dengue. Pacientes com sintomas leves, como febre, dor de cabeça, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite e dor no corpo, devem procurar uma das 68 Unidades Básicas de Saúde (exceto a UBS Morros, que está em reforma). Os endereços das UBS estão disponíveis em: [Unidades Básicas de Saúde](https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs).

 

Em casos mais graves, como dores intensas na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, boca ou fezes, tonturas e cansaço extremo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede. Os endereços estão disponíveis em: [Unidades de Urgência e Emergência 24 horas](https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-de-urgencia-e-emergencia-24-horas).

 

**Desativação de unidades avançadas**

 

Devido à diminuição dos casos, a Secretaria da Saúde desativará, a partir deste sábado (15), quatro unidades de atendimento a sintomas de dengue anexas às UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi. Essas unidades funcionaram diariamente, das 7h às 19h, desde 20 de abril.

 

O serviço foi implantado para reduzir o tempo de espera dos pacientes no auge da epidemia de dengue. A força-tarefa promovida pela Secretaria da Saúde atendeu 34.363 pessoas com sintomas da doença, identificou e notificou 6.500 casos e acompanhou os munícipes infectados.

 

Até o momento, Guarulhos registra 71.991 casos de dengue e 87 óbitos em decorrência da doença.

 

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG

 

14/06/2024

  –