A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (1º) a Operação Inverno 2026, que visa atender e acolher pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas.
Ação de acolhimento e serviços disponíveis
Através da operação, a prefeitura reforça os serviços de abordagem social e aumenta os encaminhamentos aos equipamentos de acolhimento do município. A ação será mantida até o final de setembro.
Para facilitar a identificação de pessoas que necessitam de suporte, foram disponibilizados canais de atendimento 24 horas. Os moradores podem relatar os locais onde há pessoas expostas ao frio pelos telefones (11) 2536-4110 e (11) 2087-7400, que também recebe mensagens via WhatsApp.
Durante a operação, equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social atuarão nas ruas, realizando busca ativa e atendendo as solicitações da população. Caso uma pessoa recusase o acolhimento, são oferecidos cobertores e alimentação. Se a pessoa aceitar, é encaminhada para uma das unidades municipais preparadas para essa população vulnerável.
Nos casos que exigem atendimento médico, as equipes acionam o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Vagas de acolhimento
A rede municipal de Guarulhos oferece mais de 300 vagas para o acolhimento de homens e mulheres. Esses espaços não apenas garantem pernoite protegido do frio, como também oferecem alimentação, espaço para higiene pessoal e acompanhamento social. O trabalho inclui orientações para a emissão de documentos, encaminhamentos para oportunidades de emprego e acesso a cursos e programas educacionais.
Uma das unidades é adaptada para receber animais de estimação, o que representa uma proposta para atender as necessidades de quem recusa o acolhimento por não querer deixar seus pets.
Endereços dos serviços de acolhimento
Sepop I
Rua Salvador Gorgone, 3 – Vila Progresso
Telefone: (11) 2421-0929
Sepop II
Rua Francisco Paula de Santana, 116 – Vila das Palmeiras
Telefone: (11) 2441-9396
Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Residencial Bambi
Rua Gerânio, 355 – Parque Residencial Bambi
Telefone: (11) 2279-9982
Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Centro
Rua Francisco Paula Santana, 44 – Vila das Palmeiras
Telefone: (11) 3428-3224
Casa de Passagem Feminina
Rua Angical, 350 – Jardim Ansalca
Acolhimento Pernoite – Centro
Praça dos Sindicatos, 394 – Vila das Palmeiras



