HomeTrânsitoGuarulhos inicia Semana do Trânsito com ações educativas

Guarulhos inicia Semana do Trânsito com ações educativas

A Semana Nacional do Trânsito começou nesta segunda-feira (21) em Guarulhos com orientações a aproximadamente 100 motociclistas sobre legislação, direção segura e equipamentos de segurança, simulações dos efeitos de substâncias, consulta de habilitações e uma palestra sobre segurança no trânsito.

A programação foi promovida pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O Pit Stop Motociclista ocorreu na avenida Timóteo Penteado com a rua Anice, na região central.

Durante a atividade, os motociclistas usaram óculos que simulam a visão de um condutor sob o efeito de bebidas alcoólicas, drogas, sonolência e medicamentos controlados. A entregadora Michele Santos Melo tentou passar por um circuito de cones com o equipamento que reproduz os efeitos do uso de drogas e afirmou que o teste mostrou o risco de causar acidentes.

Os 20 primeiros motociclistas tiveram as habilitações consultadas pelo Detran-SP e, por não possuírem autuações, ganharam brindes. A Yamaha Motoshop também colocou um carro e uma moto lado a lado para demonstrar o ponto cego de quem conduz um automóvel.

Palestra alerta estudantes sobre linhas cortantes

Aproximadamente 180 alunos do ensino fundamental participaram da palestra “Quando a linha de pipa vira risco”. Realizado em parceria com a concessionária SP Serra/Via Appia, o encontro conscientizou os estudantes sobre os perigos do uso de linhas com cortante ao empinar pipas.

Segundo o palestrante da empresa, essa prática pode causar mortes ou lesões graves em ciclistas, motociclistas e pedestres. A palestra também abordou a importância da redução de velocidade e a responsabilidade de manter distância segura no trânsito, especialmente diante de acidentes na via.

As ações alcançaram públicos distintos e trataram de diferentes aspectos da segurança viária. O pit stop concentrou as orientações na condução segura de motocicletas e nos efeitos de substâncias e outras condições sobre a visão, enquanto a palestra apresentou aos estudantes riscos relacionados às linhas cortantes, à velocidade e à distância entre veículos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Jogos dos Servidores começam com 1.277 inscrições

0
Primeira edição reúne participantes de 26 locais e tem disputas em 11 modalidades até 17 de outubro.