1ª Feira do Estudante Itinerante mobiliza alunos de escola da Vila São Rafael

0
105

A 1ª Feira do Estudante Itinerante “Inspiração para Continuar”, promovida pela Prefeitura de Guarulhos, mobilizou nesta segunda-feira (17) 150 alunos do ensino médio da E. E. Coronel Ary Gomes, na Vila São Rafael. Agora em formato volante, a iniciativa acontece em cinco escolas estaduais ao longo da semana, cada dia em um bairro diferente.
A ação contou com a estrutura de 14 estandes de universidades e faculdades, cursos técnicos e de idiomas, além de empresas de estágio para prestar informações sobre cursos e oportunidades aos jovens. Foram oferecidas palestras sobre cursos de graduação e orientações para entrevistas de estágio, encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho pelo programa Estagiando e também conscientização, alerta e prevenção sobre depressão e suicídio entre  adolescentes, através do programa Amigo Estou Aqui.
“Pela primeira vez estamos fazendo a Feira do Estudante, que ficou parada por causa da pandemia, nas escolas. Desta maneira, na própria escola, os jovem têm acesso às oportunidades de emprego, estágios, cursos de línguas, faculdades e cursos profissionalizantes, o que ajudar a direcioná-los a uma carreira. Agradeço a todo o time da Juventude e aos nossos parceiros porque sem eles nada aconteceria,” disse Cesar Sousa, subsecretário da Juventude.
A feira na unidade escolar facilita a vida do estudante e possibilita o encaminhamento a uma carreira formal, de acordo com o diretor da escola, Sebastião Corrêa Sanches. “Conversando com os jovens vemos que eles estão adorando. É uma ação de extrema importância porque trabalhamos com a comunidade e é dentro da instituição de ensino que ela busca estas informações. Alguns vão para o mercado informal sem informação sobre o trabalho e acabam explorados. Com a feira, eles estão sendo direcionados para cursos técnicos, universidades, empresas de estágio, o que facilitam a vida  e ainda possibilita melhores oportunidades,” afirmou o diretor.
Motivação
Thiago Santos, 16 anos, percorreu toda a feira. “Estou indo em todos os lugares para ver se ganho algum curso. Gosto de estudar e pretendo fazer odontologia, que é a profissão que tocou meu coração. Gosto de ver o sorriso das pessoas”, disse o estudante do 1º ano do ensino médio.
Acompanhada por três amigas, Kemily Soares (15), participou da atividade proposta pelo programa Amigo Estou Aqui em um circuito com cartazes e entrega de pulseiras para conscientização sobre a depressão. “Os jovens ficam tristes porque não se dão bem com a família por questões como a autoestima baixa, sentem-se feios quando se comparam a outras pessoas e porque têm famílias que não aceitam a sexualidade deles”, disse a estudante do 1º ano do ensino médio, que recebeu pulseirinhas do Amigo Estou Aqui e as colocou no pulso das colegas para demonstrar apoio. ”Quero vê-las sempre bem e que não fiquem de baixo-astral”, explicou a aluna que pretende cursar medicina ou marketing e sonha em viver nos Estados Unidos.
A Feira do Estudante Itinerante é coordenada pela Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos.
Cronograma – 1ª Feira do Estudante Itinerante
Dia 18, terça-feira, das 8h às 12h – E.E. Brigadeiro Haroldo Veloso (rua Ester, 58, Conjunto Haroldo Veloso)
Dia 19, quarta-feira, das 8h às 12h – E.E. Professor Pedro Morceli (rua João Avelino Fauthz, 19, Jardim Angélica)
Dia 20, quinta-feira, das 14h30 às 17h – E.E. Professora Valderice Therezinha M.C. Marchiri (rua Anibal Martins, 135, Jardim Bela Vista)
Dia 21, sexta-feira, das 8h às 15h – E.E. Dom Paulo Rolim Loureiro (avenida Domingos Fanganielo, 251, Ponte Grande) –