Prefeitura promove Dia de Multivacinação em todas as UBS e no Ambulatório da Criança no próximo dia 5

0
71

No primeiro sábado de novembro, dia 5, a Prefeitura de Guarulhos promove o Dia de Multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório da Criança, das 8h às 16h. O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para evitar a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, como a poliomielite, que afeta principalmente crianças menores de cinco anos.
A doença, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é causada por um vírus chamado poliovírus, que invade o sistema nervoso e, nos casos mais graves, pode causar paralisia. O esquema vacinal é composto por doses aos dois, quatro e aos seis meses de idade, além do reforço aos 15 meses e aos quatro anos.
Além deste imunobiológico também estarão disponíveis todos os outros que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, como as vacinas contra meningite, sarampo, caxumba e rubéola (SCR), febre amarela e hepatite B. Pessoas com uma das doses contra a covid-19 em atraso também poderão ser vacinadas nesta data.
O Ambulatório da Criança fica na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro. Já os endereços das UBS podem ser consultados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação
Até esta sexta-feira (28), Guarulhos estará com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para a atualização da caderneta de menores de 15 anos vigente.
O encerramento, previsto para a segunda-feira (31), foi antecipado para esta sexta-feira (28) devido à mudança do ponto facultativo relativo ao Dia do Servidor Público, que foi transferido desta data para o dia 31. No entanto, após o encerramento da campanha, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação seguirão disponíveis nas unidades. –