As obras das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro e Pimentas-Bonsucesso progridem em Guarulhos, alcançando 55% e 65% de execução, respectivamente.
Avanço nas obras das UPAs
As futuras UPAs Centro e Pimentas-Bonsucesso estão em fase avançada de construção. Programadas para ampliara capacidade de atendimento em até 20 mil consultas mensais, as unidades visam também a redução da demanda no Hospital Municipal de Urgências (HMU) e no Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso (HMPB).
Ambas as UPAs prestarão serviços 24 horas por dia, todos os dias da semana, e estarão integradas à Rede Municipal de Urgência e Emergência. A UPA Centro, classificada como Porte II, contará com 15 leitos, sendo três de emergência e 12 de observação, além de sete consultórios médicos. Por sua vez, a UPA Pimentas-Bonsucesso terá Porte I, com 11 leitos — três de emergência e oito de observação — e três consultórios.
Estrutura e serviços oferecidos
As instalações das duas UPAs incluirão salas de acolhimento, classificação de risco, curativos e suturas, além de medicação e hidratação. Também estarão disponíveis espaços para inalação, raio-X e eletrocardiograma (ECG). Os projetos preveem acessibilidade, com banheiros adaptados e áreas acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
Os atendimentos das UPAs cobrirão casos urgentes, como febres altas, dores intensas, crises respiratórias, suspeitas de fraturas, infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e convulsões, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Parcerias para gestão das UPAs
A construção e gestão das UPAs serão realizadas em parceria com instituições de ensino superior. A Faculdade ENIAC será responsável pela UPA Centro, enquanto a gestão da unidade Pimentas-Bonsucesso ficará a cargo da Universidade UNISA. Os contratos de cooperação necessários para a execução dos projetos foram formalizados em setembro de 2025.



