As tarifas de pedágio em mais de 30 rodovias administradas por concessionárias em São Paulo serão reajustadas a partir de 1º de julho.
Modalidades de reajuste e aplicação
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informa que o reajuste anual segue as regras dos contratos de concessão. Para 2026, a variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026 é de 4,72%.
A revisão é aplicável apenas a contratos de concessões antigos, firmados até 2017. O reajuste ocorre anualmente em 1º de julho, um padrão adotado desde 1998.
Os contratos recentes, que incluíram o sistema Siga Fácil, já contemplam cobrança proporcional por trecho com pórticos eletrônicos, e seus reajustes ocorrem na data de aniversário das assinaturas.
Esclarecimentos sobre o reajuste
O informativo Agência SP Verifica esclarece algumas dúvidas sobre o reajuste. Primeiramente, o reajuste de 1º de julho não se aplica a todas as rodovias do estado. Ele abrange apenas os contratos das concessionárias das 1ª e 2ª fases do Programa Estadual de Concessões e também alguns casos específicos, com reajustes variando a data e o valor.
“O reajuste é de 4,72%, correspondente à variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026.”
Outra dúvida abordada é quanto aos pedágios dos pórticos do Siga Fácil. Esses novos pórticos fazem parte de concessões mais recentes e não serão afetados pelo reajuste que se inicia em julho. Em algumas rodovias, como na Rota Mogiana, as tarifas até sofrerão redução.
Em relação aos reajustes que possam ultrapassar a inflação, o sistema é desenhado para garantir que o reajuste esteja em conformidade com a inflação prevista no contrato. A Rodovia dos Tamoios tem um reajuste provisório de 5,08%, com ajustes a serem feitos após a divulgação do IPCA de junho pelo IBGE.
Implicações do reajuste e suas motivações
Importante ressaltar que o reajuste não está vinculado aos novos pórticos. O aumento é uma prática regular conforme os contratos anteriores, que buscam manter o equilíbrio financeiro das concessões e custear a manutenção das rodovias.
Ademais, o sistema Siga Fácil, com pórticos eletrônicos, traz mais fluidez ao trânsito, eliminando a necessidade de paradas nas praças de pedágio, o que é um avanço na infraestrutura viária.
Condutores que não possuem tag podem transitar livremente nas rodovias concedidas. O pagamento poderá ser efetuado posteriormente, com até 30 dias para quitá-los após a passagem pelos pórticos eletrônicos. O Governo de SP disponibiliza um site exclusivo para consulta de débitos e pagamentos, assegurando assim a transparência nesses processos.



