HomeSem categoriaSecretaria da Saúde divulga relatório de prestação de contas

Secretaria da Saúde divulga relatório de prestação de contas

Audiência pública foi realizada na Câmara na manhã desta quinta-feira (29)

O relatório de prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde, relativo ao 2º quadrimestre de 2022, foi apresentado durante audiência pública realizada no plenário da Câmara nesta quinta-feira (29). O encontro, que foi presidido pela Comissão de Higiene e Saúde Pública do Legislativo, atende à Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que institui os percentuais mínimos do produto da arrecadação de impostos a serem aplicados anualmente em ações e serviços públicos de saúde.

A primeira parte da exposição dos dados, coletados até o dia 31 de agosto deste ano, foi feita pelo diretor do Departamento Financeiro da Saúde, Wonderson Moreno. Ele destacou que o total das despesas com saúde, no 1º e 2º quadrimestres, somam quase R$ 844,8 milhões, que representam 65% do orçamento atualizado.

O secretário-adjunto da Saúde, Silvio Cardoso do Prado Junior, conduziu a segunda parte da apresentação. Entre outros dados, apresentou os números referentes à produção hospitalar e pré-hospitalar, tais como quantidade de internações, atendimentos e consultas médicas de urgência. Entre as obras de infraestrutura, destacou as adequações do prédio da UBS Alvorada e do CAPS Tear, finalizadas em julho e agosto, respectivamente. Está prevista para o mês de outubro a conclusão da adequação do prédio locado para a implantação da UBS Dona Luiza. A autorização para início da terceira fase de obras do Hospital Pimentas Bonsucesso está pendente de aprovação da Caixa Econômica Federal.

A vereadora Marcia Taschetti (PP) fez diversas críticas à gestão atual, entre elas, citou a demora para a realização de exames ginecológicos na cidade, tais como papanicolau e mamografia. A parlamentar afirmou estar indignada com a aprovação, pelo Conselho Municipal de Saúde, da prestação de contas do 2º quadrimestre.

O secretário da Saúde, Dr. Ricardo Rui, disse que a cidade tem um déficit de 31 médicos ginecologistas. “É bastante, mas nós estamos nos esforçando para fazer essa contratação. Em relação ao papanicolau, a gente vem fazendo os exames com demanda espontânea, com mutirão, como todo o país faz e é normal isso, principalmente depois de uma pandemia, em que ficamos praticamente dois anos sem fazer as eletivas. Além disso, temos o belo trabalho do Saúde Agora, atendendo aos sábados, cujos números apontam que a gente vem avançando”, afirmou.

Em resposta à vereadora, a presidente do Conselho Municipal Saúde, Maria Zélia de Brito Souza, frisou que os conselheiros não são remunerados e que, apesar de terem votado “sim” para a prestação de contas, elencaram 15 problemas, que estão descritos em um boletim oficial, publicado no site do órgão.

Para acessar o relatório completo de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2022, elaborado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde, clique aqui.

Must Read

Ilhabela conhece modelo integrado de segurança de Guarulhos

0
Representantes do município visitaram a CSI enquanto estudam implantar um centro de operações integradas.